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QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE AJUDAM NOSSA VISÃO?

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE AJUDAM NOSSA VISÃO?

Ao menos uma vez em sua vida, você deve ter ouvido alguma recomendação de sua avó ou mãe, sobre como comer cenoura é bom para as vistas. Ou ainda, que a cenoura é uma das principais fontes de nutrientes capazes de melhorar a visão.

Será mesmo verdade, ou isso seria um mito?

Fato é que, de acordo com alguns estudos, a cenoura pode ajudar na prevenção de problemas que, implicam na deterioração dos olhos, quando a idade fica mais avançada, por exemplo.

Fonte de vitamina “A”, muito importante para nossa saúde ocular, a cenoura não é a única fonte de vitaminas e nutrientes capazes de contribuir com a nossa saúde ocular.

Dito isso, deixo aqui uma pergunta: você sabe quais são os alimentos e respectivos nutrientes, que atuam de forma positiva em nosso organismo? Seja prevenindo problemas de visão ou até mesmo ajudando a melhorá-la? Te conto na sequência do post de hoje, vem comigo!

Melhores nutrientes para nossa visão: Quais são? Onde encontra-los?

Seja a incidência de um glaucoma, ou ainda da comum catarata, passando pela degeneração macular e demais problemáticas relacionadas com os olhos, uma alimentação regrada é essencial. Tanto para evitar o agravamento de doenças oculares, quanto para prevenir outras mazelas.

Uma dieta rica em determinados nutrientes pode atuar como sua mais forte aliada na busca de melhoria da visão. Para tanto, os especialistas indicam os seguintes nutrientes e alimentos:

Ácidos graxos ômega 3

Quantas vezes na vida, você já ouviu falar sobre os benefícios do ômega 3 para o coração? O que muitas pessoas desconhecem, é o fato dele ser também um ótimo parceiro dos nossos olhos.

A Associação Americana de Optometria realizou alguns estudos que apontam que a falta de ômega 3 na retina e no nosso organismo, pode acarretar em quadros de degeneração macular e demais problemas de visão relacionados a essa carência.

Além disso, o ômega 3 é considerado um agente umedecedor das vistas. É encontrado em alimentos como sardinha, salmão, atum, nozes, sementes de chia, linhaça e óleo de linhaça.

Vitamina A

Desempenha uma importante função em relação à nossa visão: possui ação antioxidante. Para usufruir do benefício, inclua em seu cardápio, alimentos como batata-doce, ovo cozido, espinafre, pimentas vermelhas cruas, manga, ricota, damascos, melão e cenouras.

Vitaminas C e E

A vitamina C mina as investidas dos radicais livres, e diminui os riscos de catarata. Para tanto, aposte em alimentos como morango, acerola, caju, limão, laranja, , pimentão amarelo cru e kiwi.

Já a vitamina E tem dupla ação positiva, se pensarmos que previne tanto a catarata quanto a degeneração macular. Obtenha vitamina E consumindo castanha-do-pará, ostras, costeletas de porco, carne vermelha, couve, avelã, etc.

Luteína e zeaxantina

Combatem o estresse oxidativo ocular e são essenciais para a manutenção da saúde visual. Aposte em alimentos como mamão, brócolis e alface-romana.

Atenção: toda dieta alimentar deve ser acompanhada e/ou recomendada por um profissional de nutrição. Portanto, antes de iniciar sua dieta, se consulte com um nutricionista de sua confiança, ok?

 

Você já sabia dos benefícios destes alimentos para a visão? Conhece outros alimentos e mais benefícios? Conte pra gente!

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